Cultura e Recreio
Azaruja conserva, desde o século passado grandes tradições culturais que andaram a par de fortes movimentos associativos. A existência de dois jornais locais (O Azarujense e o Mensageiro Escolar – décadas de 20 e 30 do século XX) testemunham a dinâmica cultural do princípio do século da freguesia.
O Azarujense foi revitalizado no ano de 1992, tendo a publicação trimestral ocorrido até 2010.Existiam em Azaruja, no início do século XX, dois grupos recreativos – o Clube Azarujense e o Grupo de Instrução e Recreio Azarujense – que mais tarde fundaram o Grupo União e Recreio Azarujense, por alcunha “O Bonó”, a 8 de outubro de 1929.
Em 1937 foi fundado o Grupo Musical Azarujense “Os Unidos”, por alcunha “O Mainó”, com o âmbito da formação musical e atividades de recreio. Esta associação teve uma banda de jazz que se manteve em ativa durante alguns anos. Atualmente tem denominação de Associação de Desenvolvimento Local.
Nessa altura surgiu, com evidente qualidade, a atividade teatral. Um dos primeiros grupos de teatro que existiu em Azaruja, em 1926, foi os “Sempre Fixes”. No Carnaval de 1927 estrearam peças como “Moços E Velhos”, “Um Marquês Feito À Pressa” e a “Lavandeira”. Existiu ainda uma oficina de teatro, denominada OFITEAZA.
Ao longo das décadas, com altos e baixos, o teatro esteve sempre presente em Azaruja até aos dias de hoje. Dos grupos de teatro amador, com artistas maioritariamente Azarujenses, destacam-se revistas à Portuguesa como “Melodias De Sempre”, “Recordar É Viver”, “Isto Agora… Ou Vai Ou Racha” e “Azaruja Em Revista”.
No que respeita à música conhece-se a existência de uma banda na segunda metade do século XIX. Mais tarde este grupo deu origem à Banda de Música de Azaruja, hoje Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, fundada a 3 de julho de 1904. Em 1916 conhecia-se a existência de uma Orquestra que animava os bailes e as festas nas coletividades existentes em Azaruja. Nesta freguesia salienta-se a existência de vários grupos musicais, como a Orquestra COSBB, que marcou gerações. Ao longo dos tempos, até aos dias de hoje, existiram diversas bandas de baile e grupos de cantares.
Associações em Azaruja
Em Azaruja existem ainda associações/grupos mais recentes que dinamizam várias modalidades, faixas etárias e as tradições da freguesia:
Grupo Orgulhoso de Ser Motard Alentejano
Fundado em 1998
Oficina da Courela
Grupo União e Recreio Azarujense
Fundado em 1929